sexta-feira, 23 de maio de 2008

QUARTETO FANTÁSTICO




Falo agora de 4 filmes que me proporcionaram um grande deslumbramento em diferentes momentos da minha vida.

O primeiro deslumbramento foi ao assistir ao filme Dança Com Lobos(1989) , um veículo de comunicação da época (se não me engano um jornal americano) disse, depois arrebatados os 6 Oscar que ganhou(incluindo melhor filme e direção), que "Hollywood fazia as pazes com a história", por colocar os indígenas americanos no seu devido lugar, o de vítimas de uma imensa horda de invasores que os privou de tudo com exceção de sua honra.
Se não bastasse o enredo muito bem construído, fazendo justiça, como foi dito, ainda temos paisagens deslumbrantes. Um filme emocionante, belo em cada palavra (com a narração de Kevin Costner, diretor e protagonista) , belo em cada imagem, belo em cada som. Aos 16 anos, quando assisti a esse clássico, dizia aos 4 ventos "Dança Com lobos é o melhor filme que já vi na vida". Tinha eu ainda muito por viver, é certo, mas o tempo não o fez esse filme menos maravilhoso.

Muitos outros eu amo na mesma medida, pela perfeição (ex.: O Resgate do Soldado Ryan; A Lista de Schindler), ou beleza (ex: O Talentoso Ripley; Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) emoção (ex: E.T. O Extra-Terrestre ), ou
mesmo pelo tratamento que dão a temas que falam a mim intimamente (ex: Melhor É Impossível ; Beleza Americana) .
Mas elegi esses 4 filmes pelo deslumbramento instantâneo, quase como um choque, ou um soco.

O segundo desses foi Matrix (1999) . O filme de ficção científica perfeito. Sua enxurrada de citações à cultura que norteou e norteia nossa civilização ocidental (grêga, bíblica, artes marciais, religiões orientais, tecnológica, pop) é um brinde ao século que se aproximava do fim. Só queria que ele fosse filho único, pois não gostei das continuações. Mas isso não diminui seu impacto, sua perfeição. E tem até romance "você não pode estar morto, pois o oráculo disse que eu me apaixonaria pelo escolhido (the one). Você não pode estar morto... porque eu o amo!". Massa!!!


Quem lembra do tempo em que filme brasileiro era sinônimo de porcaria?? Eu lembro. Depois de ótimos filmes como "Central do Brasil", entre outros. Ainda faltava "O" filme que varresse qualquer dúvida de que havíamos chegado à perfeição. O meu terceiro deslumbre foi "Cidade de Deus" .
Com uma equipe inteiramente brasileira foi produzida essa aula de cinema, que só dá pra aproveitar totalmente com muita atenção aos detalhes, talvez sendo necessário vê-lo outras vezes. Cinema bra
sileiro chega a maioridade !

O mais recente deslumbre: o filme mexicano "O Labirinto Do Fauno", mistura de fábula infantil (para adultos porque tem cenas fortes), filme histórico, e retrato da humanidade (com suas melhores virtudes e piores defeitos) , é fantástico e mostra que fora de Hollywood sempre se fez coisas boas mas hoje isso está ainda mais evidente. Tive vontade até de divulgar esse filme de algum modo ... outdoor? panfletagem? Sei lá! Lindo e de cenas "feias" costurados por perfeitos alfaites!
Esse é realmente um quarteto fantástico!!!






3 comentários:

Nyx disse...

Well, well...

Vi Dança com Lobos, Matrix, Cidade de Deus...

Os 2 primeiros gostei bastante; o último achei um bom filme sim, mas n posso dizer q amei, nem q gostei pakas (estarei eu ainda achando o cinema brazuca como sinônimo de porcaria? certamente q n, garanto; ele (Cidade) somente n é meu estilo de filme; talvez por jogar a realidade na nossa cara, n sei, só sei q n me agrada muito ver isso, e nem sempre eu tô aberta a ver a realidade na cara... vc sabe, cinema pra mim tem q ser poético, sensível, logo nem sempre eu to acessivel... rs)
Entendo q cinema tbém é realidade...
Mas ainda prefiro meu Kieslowski c seu Bleu, Tornattore c seu Cinema Paradiso, Dziga Vertov e seu Um homem c uma camera, Spielberg c seu A lista de Schindler, enfim, meus filmes internacionais (rs).

Daqui, como falei, Olga é legal; Por trás do pano, um q eu vi no Cadernos de Cinema, no 11, massa tbém; O cheiro do Ralo, c meu saudoso Selton Melo; Cabra-cega, q eu, por acaso liguei na Sessão Brasil, numa noite sem compromisso algum e acabei topando c esse filme muuuito legal; Ímpar-par, um curta metragem tbém massa, bem delicado, saudoso, romântico sem ser meloso, inocente, na verdade; uns q eu vi no Cine pe...

Enfim, posso dizer q gosto sim do cinema daqui; e ele tá cada vez melhor.

Nyx disse...

Ahhh...
O Labirinto do Fauno...
Qdo eu comentei sobre os outros acima, n falei desse pq ele simplesmente n abriu no pc da sala de informática...
Eu lá: mas cadê o texto?
Coisas de máquinas... rs

N vi esse filme; só conheço de nome, logo nada poderei falar a respeito, além de q qro ver.

Verei esse um dia. O nome é legal pakas.

Nyx disse...

Ahh...
O título da postagem me remete a um filmaço...
Quarteto Fantástico...
F I L M A Ç O... rs

Ainda n tive paci pra ver esse; nem sei se terei; pelo 'pouco' q me conheço, acho q eu n verei n... rs