domingo, 18 de maio de 2008

A LIBERDADE PARA ASSISTIR A BONS FILMES NO FIM DE SEMANA

Esse fim de semana eu aproveitei pra acordar tarde e assistir a uns filmes legais. Minha amiga Mayara, emprestou-me " A Liberdade é Azul". Na década de 90, entre os anos de 1993 e 1994, um diretor polonês chamado Krzysztof Kieslowski realizou (e lançou) 3 filmes que foram chamados de a trilogia das cores, cada um deles representando uma das cores da bandeira francesa que por sua vez representam os 3 ideais da republica francesa. Pois é, "A Liberdade é Azul" é um deles, o primeiro da trilogia, com a atriz Juliette Binoche , francesa, que também pode ser vista nos filmes "O Paciente Inglês" (não aconselho por ser chatíssimo! - e daí que ganhou 9 Oscar???), "Chocolate" (gostoso como o nome, e com Johnny Depp, que as moças dizem achar mais gostoso ainda) e também em "Perdas e Danos" , intenso filme sobre traição (mas não me comoveu, sorry.).

Minha mãe assistiu a todos esses já citados acima, gostando particularmente de "Chocolate" , e também apreciou bastante a intensidade de "Perdas e Danos". Pois fui assistir ao "A Liberdade é Azul" na casa de, e com, Dona Fátima , que logo ao reconhecer Juliette Binoche me veio com um "Ah eu adoro filme com essa mulher!" . E lá vamos nós filme adentro, em uma hora e meia que pareciam muito mais. Tá pensando que filme francês é fácil? Mas o diretor é polonês! Que seja!

Um filme que passou bem sua mensagem, que não é má, mas a lentidão dos acontecimentos, e a câmera centrando-se na interpretação e na figura de Juliette Binoche, nos deixou impacientes nos minutos finais, e em mim a dúvida de se não seria possível passar a mesma mensagem em 30 minutos e fazer um curta. Bom, eu consegui narrar o filme em menos de 1 minuto e , se muito, umas 4 frases.

É uma delícia ver a atuação de Juliette Binoche, mas esse filme serviu principalmente para que eu entenda o valor dos curta-metragens.

Essa foi a primeira das sessões desse fim de semana.

Falta perguntar a minha querida amiga Mayara, o que diabos eu não saquei no filme, já que acredito que entendi a mensagem, só achei a embalagem com muito papel no embrulho.

Depois disso: "E aí, Mainha, pronta pra próxima sessão??"

Um comentário:

Nyx disse...

And, finalmente, o FILME DA MINHA VIDA!

Qto a esse, beeem, já vi umas 9 vezes (rs), e cada vez q eu vejo tenho mais certeza q ele é sim o filme da minha vida...

E eu sinto q nunca vou ver um q o tire do 1º lugar...

Sua visão dele é diferente da minha, então, como 'cê sabe, minha resposta virá em forma de (sétima arte) postagem no salada...

Até (pasme!) aproveitei uma madrugada de insônia pra ir pensando no q eu vou escrever...

Insônia às vezes pode ser bem positiva...
Nesse caso particular ela foi sim...