quinta-feira, 8 de maio de 2008

CORPO FECHADO: ERA UMA VEZ O AGUARDADO SEGUNDO FILME


Sonolento. Assim é aquele que foi o aguardado segundo filme do diretor M. Night Shyamalan. Depois de conquistar público e crítica , sendo comparado às lendas da direção Spielberg e Hitchcock , com o filme "Sexto Sentido" , sua estréia por um grande estúdio, "Corpo Fechado" (Unbreakable) é um indutor ao sono. Um filme à meia luz, com momentos chuvosos (perfeito para um cochilo), em que os personagens falam sempre sussurrando, como se houvesse um bebê dormindo por perto. Não espere ao menos um momento de susto repentino (como em "Sexto Sentido" ) para impedir o espectador de cair no sono.
O diretor Shyamalan começa aqui a criar uma marca ao repetir suas fórmulas:
1-Cenas longas com poucos cortes.
2-movimentos lentos de câmera.
3-câmera seguindo o personagem, alternado a pessoa que fala num diálogo.
4-uma cena em que os personagens são mostrados refletidos e não diretamentes ( a cena em que a mãe de Mr. Glass tenta convencê-lo a descer para brincar no playground)

O mesmo acontece com o Shyamalan autor: Uma criança (ou alguém mais jovem) é quem de início percebe ou acredita em algo que os adultos não acreditam.

Dito tudo isso, o veredicto parece ser que "Corpo Fechado"(Unbreakable) é um filme enfadonho de um diretor/produtor/roteirista repetitivo.
Deve ser surpreendente saber que adoro esse filme.

"Corpo Fechado" é um filme sério sobre um assunto que ninguém levaria a sério: a existência de super-heróis e super-vilões. Sustenta-se pelo tom correto , pelas reações críveis de seus atores. Bruce Willis está perfeito em sua apatia; Samuel L. Jackson consegue não ser caricato interpretando um personagem que talvez um outro ator o fizesse apenas um louco de pedra; e a atriz Robin Penn Wright, não poderia ser mais feminina em seu sofrimento.
É certo que as reações não são nada "latinas",e o que se vê são sentimentos contidos: a paixão cerebral de Mr. Glass para que algo sem sentido dê sentido à sua existência; a paixão que aguarda (tão feminino isso) da sra. Dunn, esperando um renascimento ou um ponto final para seu casamento; a paixão irrevogavelmente crédula do pequeno Joseph Dunn por seu pai; e o apático David Dunn (Bruce Willis , repito, perfeito), que escolheu entre duas paixões e vive sua vida desapaixonadamente.
"Corpo Fechado" é sim um filme sobre a possibilidade de existirem super-heróis vivendo entre nós, mas é também, ou principalmente, um filme sobre a busca por uma paixão, sobre a sede de se apaixonar, por reapaixonar-se ou por manter acesa a chama dessa paixão.
Não é essa nossa conhecida ardente paixão latina, mas uma paixão mergulhada num filme sonolento, sutil. Como estão às vezes mergulhadas nossas paixões.
Quem deixar de lado o preconceito contra filmes de super-heróis poderá apreciá-lo.
Conselho: melhor não assistí-lo depois de um longo dia de trabalho.

Um comentário:

Nyx disse...

Bem, por livre e espontânea (pressão) vontade estou aq one more time.
Brinco c o 'pressão' entre ( ) rs.

Eu disse q vinha, num disse? Palavra de m u l h e r! Cá estou eu!

Tenho uns comentários a tecer (n me diga, né? claro q eu tô aq pra isso... bahhh...). Vamo lá:

1 - O título! Das duas, uma: ou eu tô lôra e n entendi, ou parece mesmo q é algum lançamento dele... Pq tipo, 'o aguardado' n dá impressão q ele ainda vai cehgar? Se n for, eu tô lôra realmente.

2 - A primeira linha: "Sonolento. Assim é aguardado segundo filme do diretor M. Night Shyamalan." --->> Tipo, continua parecendo q inda vai chegar, tais ligado?

3 - "O mesmo (mesmo what?) acontece com o autor Shyamalan: Uma criança (ou alguém mais jovem) é quem de início percebe ou acredita em algo que os adultos não acreditam." --->> O resto da frase eu entendi.

Bem, essas foram as partes q me permitiram dar uma de lôra (Gil q n me ouça... rs).

O resto do texto eu entendi bem, e gostei! Muito boa tua abordagem. Muito melhor q a minha; mais detalhada, mais rica, enfim, melhor, sem dúvida. Concordo c o q falou sobre as atuações. Realmente esse ponto foi chave no filme. U m l u x o!

E, pra terminar, destaco essa frase q eu loved so much!

"Não é essa nossa conhecida ardente paixão latina, mas uma paixão mergulhada num filme sonolento, sutil. Como estão às vezes mergulhadas nossas paixões." --->> Principalmente a parte final da frase... Muito boa, muito boa!

Agora vou-me.
Té a próxima, colega blogueiro!

PS: te fiz esperar, mas foi bem melhor. Li o texto, reli, pra n perder nada.