sexta-feira, 20 de junho de 2008

EU SOU PERNAMBUCO, EU SOU O LEÃO DO NORTE!!!

No auge do Império Romano , em que a vida era uma ferrenha guerra por riquezas, poder , prazer e pelas convicções religiosas (não muito diferente de qualquer momento da história da humanidade), havia um grupo de indivíduos que dormiam em qualquer lugar que desse, comiam o que dava, viviam do jeito que desse. Poderiam ser vistos como simples mendigos, mas a diferença era que escolhiam viver assim, viam a vida como algo vão, todo conflito uma tolice, sabiam que "tudo vira bosta" sem nunca terem ouvido Rita Lee.
Esses sujeitos eram os cínicos.
Nosso vocabulário herdou a palavra e cínico virou adjetivo, mas os cínicos de hoje são bem diferentes. Para os cínicos de hoje nem tudo é vão. São uns cabras sabidos que escolhem o que é vão e o que é importante. Se eles não vêem razão, sentido, motivo justo pra você gostar de algo te carimbam um "tolo" na testa. O cínico de hoje é chamado elogiosamente de "muito crítico" . São seres que erguem a cabeça no meio da manada apenas para apontar o que consideram bobagens na vida dos outros.
Os antigos cínicos não apontavam pra ninguém , mas talvez achassem os nosso cínicos uma piada.
Torci imensamente para que o Sport Club do Recife fosse campeão da Copa do Brasil. Os nosso cínicos torceram contra, como se a derrota fosse nos reeducar, ensinando o quão vã era a nossa meta. Agora esnobam nossa alegria. Falam que jogador não deveria ganhar tanto, loucura coletiva, idiotice, blá, blá, blá... Je sais que tout se fait merde, mes amis!!!

Não sou tão velho assim, tenho só 33 anos, mas lembro que quando eu era criança estranhava o fato de ver poucas pessoas parecidas comigo na TV. Ah, mas tinha novela de época, olha lá o negrinho sendo chicoteado. Sou mestiço. Mas na minha cabeça eu sempre fui o negrinho sendo chicoteado ou o índio atingido por um tiro.
O que isso tem a ver com o Sport? O ser humano é bairrista, o ser humano é narcisista , ele quer se ver no outro. Pelé foi criticado por não erguer a bandeira anti-racismo, e um jornalista escreveu que ninguém fez mais pelo negro no Brasil do que Pelé mostrando que o negro podia ser o melhor do mundo, o número um!
Creio que na cabeça de muitos pernambucanos, nós os loucos esnobados pelos cínicos, o Sport une-se aos grandes escritores, grandes músicos, sociólogos e estadistas, que inspiraram e inspiram a todos nós severinos. Mostrando que a terra aqui é tão fértil quanto foi em nosso passado glorioso.
É importante o Fluminense derrotar o Boca Juniors na Libertadores, é mportante não deixar os argentinos pisotearem nossa camisa canarinho e é de suma importância a negrada encher as faculdades desse país, assim como é importantíssimo que falemos ôxe, oxente, tá danado...
Martin Luther King Jr. tinha um sonho, eu também have a dream, quero a humanidade unida sem preconceitos, mas enquanto o bairrismo existe no mundo, o meu mundo começa no Recife, como me ensinou Cícero Dias!
Viva ao Sport Club do Recife!!!!

Um comentário:

Nyx disse...

Bem, 1º de td, a palavra (escrita c bom português, claro):

A h a s o u!

Bem, bem, bem...

2º: merci por explicar quem eram os cínicos; confesso q só tinha escutado falar até então. Conclusão a q cheguei: os cínicos foram os 1º's hippies.

3º: (sou cínica... rs) eu vivia tendo atitudes desse tipo, mas, porém, contudo, hje eu sou bem mais amistosa (oui, já fui pior).

4º: eu n torci imensamente pelo Sport; n torci nem contra, nem a favor; pra mim o q ganhasse tava baum; e nem me venham com essa de 'mas é Pernambuco...' pq eu digo logo q meu sonho era q nosso estado tivesse evidência em outras coisas, coisas q eu julgo mais importantes (atitude cínica... rs). Mas td bem, ganhou (e isso n mudou em nada my life; continuo poor and ainda ando de bus - qdo n tem greve, claro) --->> cínica again (rs).

5º: "É importante o Fluminense derrotar o Boca Juniors na Libertadores, é importante não deixar os argnetinos pisotearem nossa camisa canarinho --->> beeem, n acho... rs

"...é de suma importância a negrada encher as faculdades desse país, assim como é importantíssimo que falemos ôxe, oxente, tá danado..." --->> isso eu acho.

Enfim, vou-me.

T mais!

O salada perguntou de vc...