domingo, 31 de agosto de 2008

MELHOR QUE VOVÓ É IMPOSSÍVEL

Pedi arrego.
Bom na verdade, me foi oferecido arrego, mas como eu precisava e aceitei, dá no mesmo. John Lennon disse "O sonho acabou" quando os Beatles acabaram. Anos depois ele cantava "...Sou um sonhador, mas não sou o único...". Que bom que os sonhos renascem. Eu sou meio dramático a cada perda, e me descubro um otimista dois segundos depois. Sou um otimista dramático por culpa dos astros, uma característica dos capricornianos.





Mas, como eu ia dizendo, pedi arrego. Traduzindo: voltei a morar com familiares. Resumindo minha jornada, saí de de casa, casei, descasei, morei só, morei com namorada, voltei a morar só, morei com um colega de trabalho (experiência que acabou qualquer chance de nos tornarmos amigos), e, por fim, ou por hora, casa de vovó. Espero que ser criado por depois dos trinta não seja tão danoso.
Os resultados de uma pesquisa apresentada no mês de julho, no Fantástico da rede Globo, mostram que, no Brasil, os homens que mais participam dos afazeres domésticos são os dos estados do Sul (SC, RS, PR) e os nordestinos os que menos fazem isso. Criança eu ouvia falar do homem moderno, o homem do futuro que estava chegando. Esse homem do futuro cuida das crianças, e sabe cozinhar muito bem, entre outras habilidades antes exclusivamente encontradas nas mulheres. Se o homem do futuro está difícil de encontrar aqui no nordeste, não é de estranhar que as mulheres não estejam procurando e continuem a casar com os neandertais de sempre. A mulher nordestina tem também uma
certa tendência a ser mártir, contando sua dura lida diária como quem conta vantagem. Ah, mas também temos mulheres modernas aqui , que se recusam a aprender a cozinhar para serem independentes. Só não entendo como é que precisar que alguém faça algo por elas porque não sabem elas mesmas fazerem as torna independentes (mesmo que possam pagar por isso).



Sempre me orgulhei de saber me virar sozinho, e principalmente de saber cozinhar. Quero uma mulher, mas não pra cozinhar pra mim ou cuidar das minha coisas. Na casa de vovó isso não funciona. Não que ela pregue que lugar de mulher é na cozinha, mas ela acredita que ninguém faz nada melhor que ela. Seja o que for! Como ela educou 3 homens (meu pai, meu tio e um neto dela, que não sou eu), acredito que minha avó ajudou na verdade dessa estatística.
Difícil vovó entender que eu gosto de me virar sozinho.




Penso no filme "Melhor é impossível", um dos meus favoritos, em que Jack nicholson interpreta um escritor bem sucedido mas que além de ter TOC (transtorno obsessivo compulsivo), tem todo tipo de intolerância a pessoas diferentes dele: negros, mulheres, hispânicos, homossexuais ...






Apaixonado por uma garçonete, decide retomar o tratamento contra o TOC e até se torna amigo de seu vizinho homossexual. Numa das melhores cenas do filme diz pra sua paixão: "você me faz querer ser uma pessoa melhor" !
As pessoas melhoram por amor. Meu filho Gabriel me faz querer ser uma pessoa melhor, e busco isso a cada dia. É preciso ter um pouco de cuidado, pois eu caí nessa de "eu vou mudar porque eu te amo" e casei. Não foi um parque de diversões. Talvez uma mistura de montanha russa com trem fantasma...






Mudar por amor é bonito. Mas é preciso entender que o oposto também pode ser verdade. Vovó não muda. Porque nos ama. Acordo antes das 5:00. Minha avó se levanta pra preparar meu café, e eu não gosto disso. Mas não tem jeito. Só vou poder voltar a me orgulhar de me virar sozinho quando estiver no meu próprio canto. Enquanto isso eu reaprendo a ser dependente e sigo sonhando. Vovó não deixa que a gente se vire sozinho porque é assim que ela ama todos nós que resultamos dela. Tem suas manias e incoerências, como todo ser humano, mas diferente do personagem do Jack Nicholson, ela não vai mudar por amor, e vai continuar achando que ninguém cuida de uma casa melhor que ela. Esse é o jeito de vovó amar.

E Melhor que vovó é impossível.

4 comentários:

Unknown disse...

Querido André, adorei tudo, lindoooooooooooo, é de uma riqueza de detalhes, emocionante........até me emocionei, é sério. Já te disse te admiro, homem de fibra, inteligente, capaz, amigo, e lindooooooooooo.
Parabéns...........lindas palavras!!!!!!!
Beijos
Eliane

Lu disse...

É um milagre: um homem que prefere se virar só. Ou sou eu que estou rodeada de homens extremamente dependentes? :p

ana disse...

Shy, a minha vovó também me ama de um jeito particular: ela não aceita que eu, aos 21 anos, namore. Quer que eu somente estude e pense no futuro.
Achava que era medo de ficar sozinha, até pq eu sou a neta que mais lhe dá atenção.
Mas acho que é amor também. É a manera dela de me querer por perto.
Beijoooo :**

Unknown disse...

Que materia linda! me deu uma saudade imensa de sua avó! Vamos marcar pra eu ir ate aí faze-la uma visita qquer dia!
Que avó linda vc tem Andre!

" the no-angel have a angel"!