domingo, 7 de setembro de 2008

A COR DO GOL



X
Copa do mundo de futebol, França 1998, na primeira fase África do Sul enfrenta a Dinamarca. No Brasil, no mesmo momento, César, que trabalha de porteiro e zelador em um pequeno condomínio em Recife, assiste ao jogo com alguns condôminos. Todos no terraço, TV ao ar livre. Os condôminos que assistem ao jogo, todos de pele clara, na maioria mulheres. Se os homens não pareciam ter decidido por quem torcer, as mulheres começam a torcer contra aqueles que elas chamam de macacos - o time africano. "Vamos ! Não deixem esses macacos ganhar!" , "Vai! Chuta, esse nêgo!" . Depois de vários "negro safado"e "macaco", um gol da África do sul.
"Golaço!" , um grito de vitória com um soco no ar. Todos se viram surpresos para o torcedor da África do Sul. Era César com jeito de vingado, que não havia sido percebido como "macaco". Seu avô materno era seu ancestral mais próximo que poderia ser chamado de "macaco". Pela mestiçagem, sua pele castanha normalmente não era identificada como indício de sangue africano. Mas se os brasileiros brancos queriam ser príncipes de alguma fábula dinamarquesa, César não tinha esquecido de sua herança africana.

África do Sul 1X 0 Dinamarca.

Seria um final feliz, como quando Jesse Owens, atleta negro americano, ofuscou, com o brilho de 4 medalhas de ouro, os planos de Adolf Hitler de usar as olimpíadas de 1936 em Berlin, na Alemanha, para provar a superioridade da raça ariana.

Entretanto, naquela partida da copa de 1998, a Dinamarca empatou o placar, 1 X 1.
A final da copa foi disputada por dois times bem coloridos, Brasil e França. Pra quem não sabe, a França é o país mais mestiço da Europa, principalmente negros e árabes estão mudando o conceito "francês típico". Naquela noite a França venceu a copa pela primeira vez no que foi chamada a vitória a dos rejeitados, com um time mestiço.
Naquela noite, o time brasileiro tinha os chamados de macacos, os semi-macacos, mas nenhum príncipe dinamarquês, mesmo assim César e os brasileiros-dinamarqueses foram dormir igualmente tristes, no único momento que os brasileiros são uma única nação, quando a pátria tem chuteiras.

Jogos Olímpicos de Beijing, China, 2008. A grande nação brasileira consegue 3 míseras medalhas de ouro.

O mote dessas Olimpíadas foi "One World, One Dream" - Um mundo , um sonho. A unidade do Brasil calça chuteiras, mas quando as tira, quando não está vestindo a amarelinha, é um país dividido. Um país que zomba do sotaque nordestino, que chama seus conterrâneos de macacos, dividido entre um alfabeto inteiro de classes.
One Brazil, One Dream - Um Brasil, Um Sonho - quando o Brasil for UM também sem as camisas amarelas, e os descamisados sonharem Um sonho juntos com macacos, patricinhas, cachorras, cabeças-chatas, e outros adjetivos que apagam uma palavra maior - NAÇÃO, César e os brasileiros de qualquer cor poderão viver juntos um sonho
sonhado não só com chuteiras nos pés. Será um sonho colorido, mestiço, não uma fábula européia.

3 comentários:

Nyx disse...

Começando do começo...

Inhaêee, fechoso! Demorei, mas cheguei.

Vc ahasou nos textos, hein?

Agora sim.

Bem, eu já vi O resgate do soldado Ryan, mas faz aaaaaanos, e convenhamos q minha memória n é das melhores. Td q eu sei é que qdo vi gostei.

Ain, eu n tenho uma listinha pra classificar os filmes de guerra q eu vjo (classificar tipo: em 1º lugar, em 2º e tals...). Pra falar de vero, eu nem simpatizo muito c a temática. Assim, esse q cê citou, A lista de Schindler, eu chamo 'de guerra', ou melhor, chamava, cabei de parar, já q o próprio dono dele n o classificou assim (rs). Tá, td q sei é q esse (A lista...) tá no meu top 5, you know.

Rapaz, vou discordar, tá? (rs)

Se o povo do mundo resolver ter filhos, vai ter mais gente no mundo and, you know, gente é sinal de desunião, de mais desilgualdade, de mais violência, de mais td de ruim.

POVO DO MUNDO, PAREM DE FAZER SEXO E VÃO LER LIVROS!

Parando a ondinha, eu tendi o q o sr. quis dizer. Isso de filhos é muito sério. Eu tipo, fico me imaginando qdo eu for mãe. Detalhe q até nome minha filha já tem.

Vou falar de preconceito, tá? Pq de futi, futi, futebol eu já desisti...

Bem, bem, bem, rapaz, meu sonho é ver os meus patrícios (brazucas, n franceses... rs) se mancando. Sempre q eu ouço ou vjo alguma atitude preconceituosa, eu me pergunto: como pode um povo formado por tanta diversidade ter um sentimento desse, heeein? O cúmulo.

Olimpíadas e Brasil n combinam, hein? Eu passo.

Qto ao seu sonho, tbém é o meu, como falei acima. Penso q vou virar pó e n volver isso. Como diria meu amigo: 'batchi na cara e aceitaaaaaaa.' N digo q 'aceito', mas sim q faço minha parte.

Nyx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nyx disse...

Aahhinn...

*PAREM DE FAZER SEXO E VÃO LER LIVROS E VER FILMES.

Agooora.