quarta-feira, 6 de agosto de 2008

JESUS NO ESPELHO

"Se Jesus Cristo se parecesse comigo ele não teria sido crucificado. Teria morrido antes de câncer de pele naquele sol do oriente médio" - frase de meu grande amigo Amílcar,que tem pele muito clara e olhos esverdeados (mais verdes pela manhã, menos verdes à noite). "Ele parecia com você!" , completou o raciocínio, numa conversa sobre o Jesus histórico que tivemos na cozinha da casa dele.


Se a maioria das pessoas pensasse como Amílcar, que Jesus parecia com o Sayid da série de TV Lost, talvez anos atrás tivessem chamado a mim, em vez de Fábio Assunção, para o papel de Jesus no espetáculo de Nova Jerusalém, e eu teria alguma grana a mais no bolso. O modo como os países europeus espalharam sua cultura , seu pensamento e ponto de vista pelo mundo,criou o Eurocentrismo, onde o padrão é europeu e tudo o mais é exótico. O Eurocentrismo fez Jesus Cristo mais parecido com Fábio Assunção, o que talvez tenha me afetado diretamente.





Perguntada numa entrevista como tinha amor pra amar tanta gente, Madre Tereza de Calcutá respondeu: "porque todos são Jesus". A maioria das pessoas diria que é fácil amar Jesus.
Mas Jesus disse:
"...pois eu tive fome e destes-me de comer; tive sede e destes-me de beber; era hóspede e abrigastes-me; estive nu e vestistes-me; estive doente e visitastes-me; estive na prisão e fostes ver-me (...)Em verdade eu vos digo, todas as vezes que haveis feito tal coisa em relação a um destes meus pequenos irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes." Madre Tereza de Calcutá amou Jesus do modo que Jesus disse, não do nosso modo mais fácil.


Li sobre essa declaração de Madre Tereza no livro "Como os Pingüins me ajudaram a Entender Deus" , do escritor americano Donald Miller. Don é protestante praticante e isso não o impediu de criticar o protestantismo pelo seu amor condicional. Para Don, o grande problema do mundo não é o Eurocentrismo,mas o EUcentrismo. Já fui protestante por alguns anos e tenho vários ótimos amigos protestantes, também já li alguns livros espíritas, e estive no meio deles freqüentando suas reuniões, tenho parentes, amigos e até ex-namorada espírita. Conheço os dois lados.


Se boa parte dos evangélicos considera abertamente os espíritas manipulados pelo Demônio, boa parte dos espíritas secretamente considera os evangélicos tolos arcáicos.
Somos todos meio narcisos, procurando algo de nós no outro. Na fé não somos diferentes, mas o curioso é que isso que Don escreveu sobre EUcentrismo, eu li tanto em livros protestantes e na Bíblia, como em livros espíritas.Não me surpreenderia encontrar em escrituras sagradas de outras religiões a mesma mensagem base.
Assim, pelo que li, tanto os manipulados pelo Demônio quanto os tolos arcáicos devem ter o mesmo alvo: tirar o EU do eixo em que orbitamos e fazer como a Madre Tereza de Calcutá daquela igreja dos que idolatram imagens, a católica, elogiada por Don Miller, um tolo arcáico, e começarmos a ver Jesus nos outros.
Se antes disso você procurá-lo no espelho, como eu fiz,vai encontrar um idiota.
P.S. : Que os budistas vejam Budha nos outros, os mulçumanos vejam Maomé,...
P.S. ² : Eu preciso continuar tentando

3 comentários:

Chelly disse...

Nossa , Charles! Lindo esse seu post. Me fez pensar...


mas o final me fez rir : "Que os muçulmanos vejam Maomé nos outros..."

Você é um escitor tão bom, que mesmo com uma mensagem tão bonita , colocou lá.. uma ironiazinha quase que impossível de ver. "Fechou com chave de ouro".

Coisas que só capricornianos sabem!

Beijos, te adoro!

Amanda Evangelista disse...

Amigo adoro tudo o que vc escreve... vc tem um futuro brilhante.LINDO TEXTO!

Nyx disse...

Bem, cá estou eu one more time.

Rapaz, n acho q Jesus pareça c Sayid n; n acho pq na Bíblia diz, no livro de Isaías, q Jesus n tinha blza alguma e eu acho Sayid bonitão. Faz um tempo já, uns 4 anos, q saiu na revista Veja (ou Época, n lembro...) um 'retrato' de Jesus; fizeram lá, usando computador, um babado de como, mais ou menos, seria Jesus; o Jesus da Veja é o Jesus q mais parece viver naquelas bandas de lá (e n parecia nada c o Sayid; nada n, a cor era igual).

Ai, n aguento ver Fábio, Thiago Lacerda e outros interpretando Jesus, nada a ver. Mas conhvenhamos: aquilo lá é um negócio e como tdo negócio eles precisam lucrar, né? Então...

Ai, vc falando de Eurocentrismo e tals... lembrei q eu sou mei eurocêntrica (rs); o bom é q apesar de ser 'mei', eu sou uma apaixonada por diferentes culturas e, embora ache a Europa uma maravilha, eu tbém qro conhecer outras realidades além daquela.

Bem, bem, tu sabe q eu passei anos na igreja evangélica, né? Hje n mais pq eu comecei a achar desnecessário viver dentro de igreja pra dizer q eu tenho Deus na minha vida e pra amar meu próximo. Eu acredito em Deus e n o descarto da minha vida, mas, como eu te falei semana passada, eu me acho mais responsável pelo q faço, pelas atitudes q tomo, enfim, acho q sou dona do meu narizinho.

Ai, cansei dessa mania do povo de atacar a religião dos outros achando q só a sua tá certa. A ignorância cega, meu bem, e cega tanto q n deixa q as pessoas enxerguem - pausa pra frase clichê- um palmo à sua frente.

Bem, bem, é isso.

Xauzinho, irmão. Andas religioso ultimamente, né?