segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PARALAMAS & TITÃS : MARÇO EM RECIFE

Uma das festejadas atrações do carnaval do ano passado virá se apresentar esse ano alguns dias depois de encerrada a folia.
Próximo dia 14 de março os Paralamas do Sucesso estarão de volta um ano após a memorável apresentação que fizeram no palco do Marco Zero junto com a nossa Nação Zumbi no domingo de carnaval. Dessa vez Herbert, Bi, Barone e banda dividirão o palco do Chevrolet Hall com os Titãs, seus colegas da geração 80, trazendo a turnê do DVD "Paralamas e Titãs Juntos e ao vivo (2008)" que os dois grupos lançaram recentemente. Os Paralamas do Sucesso e os Titãs, juntos com bandas como Legião Urbana, Ultraje A Rigor, Barão Vermelho, Blitz e RPM, são vistos como desbravadores do rock nacional. A geração anterior, que teve como principais exponentes Raul Seixas e o grupo Os Mutantes, do trio Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Brito, ainda que de tenha seus fervorosos seguidores, havia sido um sucesso mais de crítica do que de público.

Quando surgiram, no início dos anos 80 a mídia da época tratou logo de classificar cada banda comparando-os com o que havia de mais parecidono exterior. Assim, a Legião Urbana era a versão brasileira do The Smiths, o Barão Vermelho era os Rolling Stones do Brasil, os Paralamas eram o The Police brasileiro e os Titãs o nosso Talking Heads. A comparação dos Paralamas do Sucesso com o The Police se justificava em parte. O The Police, que se reuniu no ano passado para uma turnê após um recesso de mais de duas décadas, era um grupo de 3 ingleses loiros cujo segundo disco chamava-se "Reggae de Branco" (Regatta De Blanc - 1979) como uma brincadeira por ser incomum um grupo só de brancos tocar reggae - ainda que um reggae com cara de rock (ou seria rock com cara de reggae?). Já os Paralamas do Sucesso eram 3 não-negros que formavam um grupo musical que tocava rock com cara de reggae (ou seria reggae com cara de rock?). João Barone, o baterista dos Paralamas, já declarou mais de uma vez que Stewart Copeland, baterista do The Police, foi uma de suas principais influências, e Bi Ribeiro, o baixista, ainda hoje é grande entusiasta do ritmo jamaicano.
Muitos anos e discos depois, o som dos Paralamas de hoje é o resultado de muita pesquisa de rítmos das mais diversas origens. Com o respeito conquistado, o outrora "novo The Police" agora é referência quando a mídia quer definir um novo grupo musical: o Skank quando apareceu - quem diria? - foi chamado de "o novo Paralamas".
Curiosidades à parte, o fato é que assistir ao vivo aos Paralamas do Sucesso e os Titãs juntos é diversão garantida também por serem duas usinas de hits. Quem for conferir vai se deliciar com sucessos de duas bandas populares que surgiram numa época em que música popular não era sinônimo de baixaria.

Onde? Quando? Quanto? .

Titãs e Paralamas do Sucesso. No Chevrolet Hall
Dia 14 de Março, a partir das 21h.
Ingressos:
- Pista Meia R$25,00- Pista Inteira R$50,00- Camarote Vip R$60,00 -Camarote 1 R$1.200,00 Camarote 2 R$1.000,00 Camarote 3 R$80,00
Ingressos e Camarotes a vendas na Renner e no Chevrolet Hall.

2 comentários:

Me chamo Otavio Garcia Gabrielli Junior. Prazer em conhecê-lo. disse...

olá amigo! tudo tri?
olha só, sou amigo da Adriana Grivot, que foi quem me passou seu link...
eu convidei ela, e ela aceitou, para fazer uma coluna semanal no meu blog, já tenho mais um colaborador e estou atrás de um terceiro, para completar o que eu pretendo chamar de "Revista Dominical" no meu blog... e ela me recomendou vc, por sinal, mto bem recomendado!!
Visitei seu blog, lí e gostei demais. Eu ficaria MTO feliz se vc quiser aceitar meu convite, e fazer uma coluna dominical lá no meu blog...
se vc se interessar, dá uma olhada no meu blog, e faz contato pelo otaviojr@yahoo.com que a gente combina os detalhes!
parabéns pelo blog e pelo seu dom de escrever!
Abrazzo do Tauico!!!
http://tauico.blogspot.com/

Thathy Vilella disse...

Oi, Gatão!!!! MUITO LEGAL o texto!!!! E diferente tb; afinal esse seu texto, diferente de todos os que já li, é mais informativo. O que não o torna menos bom.
E confesso que esse show será uma grande novidade pra mim, e por vários motivos.
Primeiro, porque me dará a oportunidade de conhecer mais e curtir a boa música dos paralamas e dos titãs. E digo conhecer mais porque até então eu não conhecia muito; e graças a você venho tendo a oportunidade de conhecer mais de música, e também de descobrir estilos musicais que até então eram meio que "desconhecidos" pra mim.
E não que eu nunca tivesse ouvido falar da famosa "geração 80" (já que cresci nela); mas até então, posso dizer que meu universo musical era um tanto limitado. E você tem despertado em mim o desejo de conhecer mais.
Segundo, porque vou curtir o show com uma companhia MUITO INTERESSANTE: a sua!!!!
Então... NOS PREPAREMOS E AÍ VAMOS NÓS!!! Você como fã e eu, como nova amante dessa música tão boa.

Bjooooooooo

P.S: OBRIGADA por estar me apresentando coisas tão boas e legais!!!!