domingo, 30 de novembro de 2008

APOLLO X ROCKY. (Os 7 Pecados Capitais- INVEJA)

A inveja é um sentimento feio.
Até o invejoso deve achar, pois nem ele admite tê-la.
Mas o que é realmente a inveja?
"... o grande filme, que vai de Adão ao Anticristo, era sobre mim. (...) A principal mentira com que tive que lidar foi esta: a vida é uma história sobre mim" - Donald Miller, em "Como os Pingüins me ajudaram a entender Deus"
O que Donald Miller escreveu faz muito sentido, pois muitas vezes a inveja existe porque não se aceita ser coadjuvante em hipótese alguma, pois, quando a meta é ser o protagonista, ninguém pode aparecer mais.
Desde criança, eu e meu irmão César, amamos os filmes de Rocky Balboa mas, ainda que eu goste muito do personagem interpretado por Sylvester Stallone, me identifico mais com Apollo Creed. No primeiro filme da série, "Rocky, Um Lutador" , Apollo Creed é o campeão mundial de boxe na categoria peso - pesado. Rico e arrogante, dá a Rocky, um lutadorzinho desconhecido, a chance de enfrentá-lo, apenas para se auto - promover acreditando que vai massacrá-lo. Mas após todos rounds a luta termina em um empate emocionante.
Em "Rocky II" , Apollo passa o filme inteiro provocando Rocky public

amente para forçar uma revanche, e provar que ainda é o nº 1. Derrotado por Rocky no novo confronto, Apollo reconhece o valor do adversário e o saúda "Você é o maior, Rocky! Você é o maior!"

No terceiro filme, Rocky e Apollo Creed são derrotados por um boxeador mais jovem. Apollo torna-se amigo e treinador de Rocky, ajudando-o a vencer na revanche contra (falta nome do lutador) No "Rocky IV" , Apollo morre logo no início numa luta contra o boxeador russo Drago (o ator holandês, Dolph Lundgren) que é uma máquina humana de moer carne. Vingar a morte do amigo é a principal motivação de Rocky para enfrentar e vencer Drago.

Podemos tirar alguns ensinamentos de Apollo Creed (Serviram pra mim, talvez sirvam pra você):
+ Mesmo tendo sido um sabe - tudo arrogante na juventude como Apollo Creed, reconhecer que foi um idiota e fazer as pazes com o protagonista redime dos erros do passado. Mesmo que se faça isso no finalzinho do segundo filme.
+ Ajude os outros a brilhar e seu próprio brilho será notado. Deixe de querer os holofotes só sobre você. Você ganha mais que um amigo, ganha a simpatia do público. (Deu certo com Apollo Creed em "Rocky III" ).
+ Vão sentir sua falta imensamente, e todo mundo vai achar que as coisas eram bem mais interessantes com você por perto. Você não precisa morrer, como Apollo Creed em "Rocky IV" . Mas, fala sério, que graça teve o filme depois da morte de Apollo? E quem realmente gostou de "Rocky V" e "Rocky Balboa" ?
+ Ser amigo de quem brilha é muito gostoso, mas só vale se não for por motivos interesseiros.

+ E mais importante: quando o palco for meu e for MINHA vez de brilhar - Não me perturba, seu invejoso!!!

3 comentários:

Nyx disse...

Ahasou no post, tá qrido?

A h a s o u!

Q idéia massa essa tua; só qro ver qdo tu for falar do pecado da 'luxúria'. [rs]

Pois é, é feio sentir inveja. Eu já senti em alguma época da minha vida, n lembro por que, mas coisas do passado, hje em dia n dou lugar a esse tipo de coisa. Sabe aquela [máxima] 'eu confio no meu taco'? Pois é.

Eu amaaaaaaaava ver os filmes do Rocky! Me sentia a própria vendo no Cinema em casa, do sbt... [na época q minha vida era boa ainda... hehe]. Só n lembro os enredos, afinal isso faz mais de 10 anos.

Senti uma coisa meio 'nossos papos no cefet' nessa parte:

* Deixe de querer os holofotes só sobre você.

Vc se inspirou em quem pra escrever isso? rs

Bem, bem, continue ahasando nos posts.

T mais!

PS: ser primeira é lusho [sic]. Lusho puro. Ahasei.

Thathy Vilella disse...

Oi,gato lindo!!!!Como bem disse Nyx, vc... ARRASOU!!!!ÓTEMO o texto!!!Mas poxaaaaaa... ñ abri a jogada de confetes dessa vez!!!(rsrsrsrs).Brincadeirinha!!!!Isso ñ reduz a admiração e alegria que sempre sinto ao ler seus textos.

Mas paremos com a rasgação de seda, e vamos ao que interessa:o texto.Seus argumentos com relação à inveja e seu lado negativo são brilhantes.De fato, todo mundo já teve um pouco dela um dia.

Concordo quando vc fala que a inveja é um sentimento feio.Mas acredito que ela é algo positivo ou negativo dependendo de como a sentimos e nutrimos, por mais contrasenso que isso pareça à primeira vista(como de fato é).

Enxergo a inveja como algo negativo, quando a sentimos e alimentamos no sentido de buscar ofuscar e até mesmo destruir o brilho do outro, quando ele tem algo que cobiçamos, e julgamos - erroneamente, e como se tivéssemos esse direito - que deveria ser nosso, ao invés de ter sido concedido ao outro.

E quando temos esse tipo de inveja, esquecemos que as conquistas e brilho do outro são dele tem por mérito, e como reflexo de muito esforço.E esse tipo de inveja mina o ser humano por completo, tornando-o incapaz de lutar pelo próprio sucesso.

Por outro lado, a "inveja positiva" é aquela que temos quando vemos o brilho e as conquistas do outro, e nos mantemos perto dele por admiração ao que ele é.

E agimos assim por saber que essa é melhor forma de melhorarmos como pessoas; acreditamos que, estando sempre perto dessa pessoa, podemos aprender coisas que nos levem a conseguir tudo aquilo que mais almejamos, sem querer destruir ou passar por cima do outro.

Quando nos aproximamos de alguém que consegue coisas boas na vida sem inveja, de fato ganhamos a simpatia de todos, mas ñ só isso; ganhamos principalmente a oportunidade de crescermos, e de corrermos atrás de nosso próprio brilho.

E pra terminar... PERFEITA a sua idéia da série sobre os pecados capitais, iniciada de maneira brilhante neste texto(como sempre aliás!!!rsrsrs).Parabéns!!!

Bjooooooooo

P.S:E se vc realmente tava achando o texto sem graça, ou até mesmo curtinho demais... A IDÉIA DA SÉRIE o tornou ainda mais gostoso de ser lido.Tô curiosíssima pela continuação da série.Mal posso esperar pra ler os outros textos!!!

Unknown disse...

bom texto cara, MUITO INTELIGENTE SUA POSTURA PARA COM A INVEJA E ÓTIMA A RELAÇÃO COM ROCKY(QUE POR SINAL EU TAMBÉM GOSTO BASTANTE).
VALEU E APARECE UM DIA ´LÁ NO CEFET RAPAZ!