terça-feira, 11 de novembro de 2008

ABENÇOADO

O título desse artigo é a tradução para o português do significado do nome do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.
Barack = abençoado numa das línguas do Quênia, país de seu pai. Enorme estardalhaço se tem feito pela cor da pele do abençoado.

Dia desses estávamos num ônibus eu e Gabriel, meu filho de 6 anos, e ele, observando a paisagem, atentava principalmente para as pessoas nos pontos de ônibus:"Papai, como seria se todo mundo fosse igual?". Humm..., "O mundo não seria tão interessante" : essa foi a primeira resposta que me veio, e depois lhe falei como era bom existirem pessoas de vários tamanhos, cores e tipos, e lhe disse acreditar que éramos assim porque Deus devia gostar da diferença e da variedade. Gabriel pareceu satisfeito e voltou a olhar a paisagem. Quem sou eu para dizer o que Deus acha sobre o que quer que seja, mas ,sendo ele todo-poderoso como nos ensina qualquer religião, creio que, se ele quisesse que existisse um padrão, ele nos teria criado todos de acordo com esse padrão. Isso se acreditarmos que ele ama a seus filhos de igual maneira.
Mas por que quem diz saber e seguir a vontade de Deus combate a diversidade? Diversidade cultural, visual, sexual, religiosa, racial... Se existe algum diabo por aí, e ele for mesmo o arqui-inimigo de Deus, ele deve gostar de tudo padronizado. Mesmo que o Diabo não exista, padronizar as coisas me parece a mais anti-Deus, ou a mais anti-Cristo, das tendências. Mas vamos voltar a Obama, o Barack ("abençoado" ): por que alguém em sã consciência acreditaria que ele é o Anti-Cristo??? Tenho ouvido aqui e ali conversas sobre interpretações apocalípticas que assegurariam que o fato de Obama ser negro e de pai não americano seriam indícios de que ele seria o Anti-Cristo.
Em vez de responder onde nasce uma afirmação como essa eu deixaria pistas citando várias crenças que foram professadas pela religião cristã ao longo dos séculos:
1- Os negros são descendentes de Caim. Autor do primeiro assassinato ao matar seu próprio irmão, a bíblia diz que Deus marcaria seus filhos e eles seriam perseguidos pelo mundo.
2- Os negros não tem alma.
3- A África é um continente dominado pelo Diabo.
4- Religião afro é coisa do Diabo.
5- Os povos que não conhecem Deus, ou sejam, os não-cristãos, devemser catequisados.
6- Os anjos são loiros.

Até onde eu sei Jesus Cristo não fundou nenhuma religião, ainda que todas as que professam a fé cristã falem com bastante propriedade sobre o que se passa na mente de Deus.
Segundo dizem, Deus afundou o Titanic porque o provocaram dizendo que ele não seria capaz de fazê-lo, depois matou John Lennon por ele o ter provocado quando essese vangloriou a respeito de que sua fama seria maior do que a de Jesus Cristo. Bastante sujeito a provocações esse nosso Deus. Nosso de quem?
Pelo jeito, com esses rumores apocalípticos surgindo pela chegada à Casa Branca de um filho de Caim sem alma do continente dominado por Satanás, o primeiro desafio de Barak "o Abençoado" Obama, seria enfrentar o próprio Deus, o Todo-Poderoso criador dos Céus e da Terra (será que alguém duvida que ele criou a África?). Ou o fato de ele professar a mesma fé do reverendo Martin Luther King o redime perante Deus pela ofensiva cor de sua pele?
Sim, esse texto é uma provocação! Opiniões???

4 comentários:

Thathy Vilella disse...

Oi,Garoto!!!!Ou eu deveria dizer:Oi,Gênio!!!(rsrsrsrs).Falando sério agora,posso estar sendo repetitiva - e tenho consciência de que estou sendo - ,mas... O TEXTO TÁ ÓTEMO!!!!PERFEITO!!!Tudo que vc escreveu a respeito da ascensão de Barack Obama ao centro do poder mundial (se é que se pode chamar os Estados Unidos assim),mostra exatamente o que muita gente nos Estados Unidos e no mundo pensa a respeito desse fato histórico.Afinal,embora todas as análises mostrassem a incontestável vitória de Obama,talvez no fundo ninguém esperasse que isso de fato acontecesse;provavelmente - e eu diria que com certeza - ,o conservador povo americano ainda tivesse alguma esperança que ele fosse derrotado.De fato sua vitória é um triunfo sobre a hipocrisia americana e mundial,que grita a plenos pulmões defender e respeitar e diversidade,mas na realidade discrimina e rechaça tudo aquilo que é diferente dos "padrões pré-estabelecidos" social e culturalmente;e o pior é que agem assim como se esses tais "padrões" existissem!!!!Tolice,pq se padrões realmente existissem,além de o mundo ñ ter a menor graça,seria muito pior do que já é hoje.E independente de o nome do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos significar "abençoado" (algo que,confesso,eu ñ sabia,e te agradeço por me ensinar mais isso),esse é o melhor adjetivo para definir alguém que triunfou sobre conservadores imbecis que nada fizeram pelos Estados Unidos e pelo povo americano a ñ ser minar a imagem do País diante do mundo,e tratar com descaso seu povo.O que todos esperam - e cobrarão implacavelmente - de Obama é que ele "coloque os Estados Unidos nos eixos";e exigirão isso dele com uma fome e sede de lobos,vorazes em busca de qualquer erro ou ato desabonador;e agirão dessa forma esquecendo que a tal da "conduta moral ilibada e sem manchas" ñ é garantia alguma de que quem quer que seja governará bem um país.Mas como americanos se acham "Procuradores de Deus" (se é que Deus conferiu esse poder a alguém),buscarão desesperadamente seus erros e defeitos,para que assim seja possível destruí-lo ou,ao menos,arranhar sua imagem(o que sabemos que muitas vezes é pior do que a própria destruição em si).A eleição de Obama representa,pra todos nós,a vitória sobre todo e qualquer preconceito que ainda exista no mundo,e "joga na cara" do mundo inteiro o slogan de sua campanha,que de tão repetido acabou virando um mantra:"Sim,nós podemos"!!!Brilhante mesmo a sua análise sobre esse fato histórico - olha eu sendo repetitiva!!! - para os Estados Unidos e o mundo.Parabéns pelo texto!!!Bjooooooooo

P.S:E lembrar que era vc que ñ sabia o que escrever sobre esse assunto,e que tava até inseguro com relação a isso!!!!!Talentoso assim,ñ sei pq a dúvida!!!(rsrsrsrs).Modestooooooo!!!!(rsrsrsrs)

Nyx disse...

Eu prometo voltar pra tercer uns coments sobre o texto. Prometo n, juro [por Deus].

Só adianto q gostei muito e eu só n comentarei hje pq a essa hora tico e teco já tão qse em estado de coma, logo n seria justo eu dizer apenas q gostei.

T mais.

Lu disse...

Que menino esperto o Gabriel, hein! Adorei a resposta que vc deu a ele, inteligentíssima. Se meu sobrinho me fizesse uma dessas perguntas espirituosas, eu só iria gaguejar.

Quanto a Obama, fiquei muito feliz por ele ter vencido as eleições. Enfim, a era do doido varrido do Bush já era (trocadilho sem criatividade esse) e o que resta a todos é a esperança de que Obama faça um bom governo. É muita responsa! O povo americano mostrou que tem miolos na cabeça. E se Deus quiser (rs), Obama não vai nos decepcionar.

Tb não sabia que a tradução para o seu nome era "abençoado" (vivendo e aprendendo, hein). Isso aqui tb é um blog educativo!

Nyx disse...

Conforme prometido, cá estou.

Ai, já começo dizendo q eu votei em Obama. Os USA precisavam de um presi different. [rs]

Ha ha, essa do príncipe Gabriel eu já sabia; qro q meu filho seja assim.

Candrel e suas teorias... inda bem q elas n são mirabolantes. Faz muito sentido mesmo isso q vc falou sobre Deus e a diversidade.

Obama, anti-cristo? O povo do mundo deve tá mesmo muito ansioso pela vinda desse dito cujo, hein?

Minha teoria: sendo 'anti' um prefixo q indica 'contra', deve ter bilhões de anti-cristos por aí.

Sei n, um dos problemas do povo do mundo é botar palavras na boca de Deus. Eu, assim, acredito em Deus, ou melhor, num ser superior a mim a quem eu [e a maioria] chamo de Deus, mas, como vc sabe, n creio nesse Deus q, por ex., os cristãos acreditam [um Deus q pune, castiga, sei lá], e sim num ser q nos ajuda qdo precisamos, num ser c quem a gente pode conversar, etc. e q só quer nossa felicidade. Amém.

Um dia conversando c um amigo by msn, nós falávamos de Deus. Daí eu perguntei: vc acredita q Deus pune as pessoas? Daí ele respondeu: "não, não acho, até pq ele nem precisa se dar ao trabalho de punir o homem; o homem, por si só, já se pune." Adorei isso q ele falou.

Um dia minha mãe me questionou sobre algo q eu tinha feito e citou Deus. Daí eu: Deus me ama, amore. Daí ela: ama e ama muito, e quer q vc faça a vontade dele.

Pensei: uai, tô fazendo. Q eu saiba eu n faço nada contra ele.

[Pq pra minha mãe, eu precisaria segui-lo em tds os sentidos e isso eu n acho necessário pra q eu diga q tenho Deus]

Enfim, falei demais já.

De saideira eu só qro, saindo de Deus e indo pra o abençoado, q ele faça um bom governo.

E agora vou-me.

Inté!