quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ENSAIO SOBRE O FIM DO MUNDO

Crise na economia mundial. Há quase um mês só se fala em bolsa de valores, pacote de ajuda dos Estados Unidos, salvar os bancos, o câmbio do dolar, crise , crise, crise!!!


Parece o fim de como conhecemos o mundo. Grande mobilização para salvá-lo, e, quem não fazia parte da festa mesmo assim será convidado a pagar a conta. Um convite que não vai poder recusar. Alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo. Palhaço que sou, quero mais é assistir às labaredas sentado numa poltrona,tomando suco e comendo pipoca. Que me chamem de ignorante por também ter a perder com o fim do mundo, já que até no preço da pipoca vão me fazer pagar a conta .


No domingo, enquanto o mundo não acaba, fui assistir a "Ensaio sobre a Cegueira"(Blindness) no cinema, um lugar adequado para se comer pipoca, mas em vez de pipoca comi uns salgadinhos, em companhia de uma garota interessante, o que rendeu um agradável papo depois do filme.
Antes disso me preparei para o cinema reassistindo em DVD ao filme anterior do diretor Fernando Meirelles, "O Jardineiro Fiel" . Lá estava a África servindo de palco para um suspense + bela história de amor, como em outros ótimos filmes nos últimos anos, entre eles, "Diamante de Sangue" (que retrata Serra Leoa, com Leonardo di Caprio) e "Hotel Ruanda".
A África está lá depois do Oceano Atlântico, também um pouco em cada esquina, e pouco ou muito em cada família. Pensando nas nossas virtudes e problemas herdados de além mar vejo "Ensaio Sobre a Cegueira" (Blindness), onde uma São Paulo que fala inglês faz o papel de qualquer metrópole.

O enredo básico da "...Cegueira" : ocorre uma epidemia de cegueira e os doentes são isolados para evitar o contágio de ainda mais pessoas.

A tese sobre a "...Cegueira" : "A Ocasião Faz o Ladrão". Ou pelo menos "mostra o ladrão", quando as privações por que passamos personagens revelam suas verdadeiras faces, mostradas ainda mais facilmente quando nem eles mesmo podem vê-la devidoà cegueira.

O Diagnóstico Sobre a "Cegueira" : Belo em sua realização, belo até pelo simples fato de ter sido realizado, já que foi a adaptação de um livro certa vez chamado de inadaptável, do escritor português José Saramago , até hoje único Prêmio Nobel em nossa língua. Ainda assim com imagens feias da degradação humana emoldurada pelo concreto de qualquer metrópole.


Como disse, depois do filme rolou um papo cabeça com uma garota interessante (sem nomes, ok?). Pensamento na crise, lembrando da África como retrato dos que vão pagar a conta sem participar da festa, tudo parece complexo, pois como sempre,e como a canção, "o mundo anda tão complicado". É a crise, é o capitalismo, são as pessoas, é macho, é fêmea... Ensaiei uma tentativa de entender a alma feminina. Quem leu meus últimos textos aqui no blog pode me imaginar o retrato do homem compreensivo e sensível, e... "será que ele tem a tal pegada?". Será???


Acordo cedinho na segunda-feira e a manchete do jornal me lembra que no dia anterior a Seleção Brasileira jogou contra a Venezuela pelas eliminatórias para a Copa do Mundo : "4x0- com Kaká,Brasil dá show." e logo abaixo: "Brasil agora está em segundo na classificação , à frente da Argentina". Senti uma alegria tola e vã. Pensei: "Brasil goleando a Venezuela e à frente da Argentina! O mundo voltou ao seu eixo". Perdoei a mim mesmo pela insensibilidade perante as dores do mundo, e me permiti não fazer sentido algum. A meta agora é a seleção atravesar o Atlântico e desbravar a África no próximo mundial, a Copa da África do Sul , em 2010.


No fim das contas, seja qual for meu curriculum, meu conhecimento sobre cultura, se tenho ou não tenho a pegada, sensível ou não, sorry, ladies, but I'm just a man! (Desculpem, senhoras, mas sou penas um homem!)

3 comentários:

Thathy Vilella disse...

Sua "análise" (se é que alguém pode se aventurar a isso) do possível "fim do mundo" devido à crise mundial tá ótima!!!!Nós,pobres mortais,ñ podemos mesmo fazer muita coisa a respeito disso,a ñ ser preparar o estoque de guloseimas e nos sentarmos confortavelmente em nossas poltronas pra ver o tal do circo pegando fogo.As referências,como sempre,estão PERFEITAS!!!!Pra variar,vc consegue captar o real sentido das coisas,sem ser chato ou falar demais.Qto à sua "tentativa" de entender a alma feminina,devo dizer que vc ñ tá muito longe de chegar lá ñ!!!!Com um pouco mais de persistência,um dia vc consegue!!!(rsrsrsrs).E se vc tem ou ñ a tal da pegada?Humm... deixa eu pensar... Isso eu ñ posso comentar!!!!(rsrsrsrs)Parabéns pelo texto!!!Bjoooooooooo

Nyx disse...

Ohh euu...

Rapaz, Brasil ganhando em eliminatória da copa eu passo, afinal, you know, da seleção eu já desisti.

Falando do Meirelles, nooooooossa, o cara é demais! Ainda n vi "Blindness" (já me acostumei, agora só chamo o filme assim), mas penso q vou gostar, afinal duas pessoas confiáveis me falaram bem dele. "O jardineiro fiel" eu vi e amey!

Esses outros q vc citou eu tbém já vi (Diamante - com o saudoso bbzão roliudiano, Leo D. - e Hotel Ruanda - amey, amey, amey!).

Sobre a crise mundial... hum... ainda n senti no bolso.

E agora licencinha q eu me vou.

Ahh, e como diria meu amigo: "texto mara (de maravilhoso), gatan!"

É isso aê.

Lu disse...

É, como tu já sabe eu adorei "Blindness" também. Deve ter sido muito difícil fazer essa adaptação pro cinema. O enredo é bem complicado. Só falta agora ler o livro de Saramago. Não é à toa que o cara ganhou o Nobel, né? E Fernando Meirelles, qualquer dia ganha um Oscar.